A FUTURAGORA – Associação para a Economia Baseada nos Recursos foi criada em Março de 2009 com a finalidade de promover a sustentabilidade, ecologia e economia baseada nos recursos.
Tem como fins principais:
a) Divulgação da Economia Baseada nos Recursos;
b) Investigação Social, Científica e Tecnológica;
c) Defesa e Protecção do Ambiente;
A missão da FUTURAGORA, é inspirada no The Venus Project (Projecto Vénus) e funciona como uma extensão nacional deste projecto. O Projecto Vénus é uma organização para a sustentabilidade que defende um modelo económico baseado em recursos.
Os projectos estruturados e a desenvolver pela FUTURAGORA englobam bolsas de estudo, projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico com o objectivo de não só promover, como praticar a sustentabilidade e gestão eficiente dos recursos.
O objectivo principal é praticar e desenvolver a sustentabilidade alimentar e energértica por um lado e o desenvolvimento de ferramentas rumo à abundância para todos os seres vivos. Para tal a nossa Associação tem em curso cerca de trinta projectos que podem ser consultados a partir deste site.
Simultaneamente com os nossos projectos técnicos desenvolvemos acções comunitárias como troca de bens e serviços, convívios, até parcerias com as mais diversas instituições.
Assim, aceitamos como premissa primeira o facto de simular e praticar a sustentabilidade, a igualdade, a liberdade, em suma, uma forma de organização e gestão do planeta justa e eficiente, que apelidamos de Economia Baseada nos Recursos.
Um pouco por todo um mundo assiste-se a um crescendo de pessoas que querem efectivar projectos técnicos e práticos nas mais diversas áreas afim de testar e dotar a sociedade global das ferramentas necessárias a construir um novo mundo, melhor, isento de conflitos, de pobreza, fome ou criminalidade.
Se consultarmos como está a ser planeada a ida a Marte concluímos que existem milhares de assuntos, ferramentas, e questões que estão a ser estudadas: desde simuladores, a ambientes de testes, passando pela construção e aplicação inúmeros projectos técnicos.
Pois bem, é isso que se pretende com a Futuragora: Estudar, Simular e Construir! A Futuragora é o tubo de ensaio do Futuro da Humanidade.
Simular e testar um novo modelo de sociedade.
O propósito desta associação não está no lucro, mas sim nas áreas de uma economia solidária, dos valores e acções de uma sociedade não monetária, de acordo com as normas propostas segundo um modelo que considere a renovação dos recursos do planeta.
Pretende-se criar a infra-estrutura e as ferramentas necessárias para uma transição suave para o novo pacto social, e rumo a uma sociedade que poderá resultar da restauração das necessidades humanas fundamentais e da consciência ambiental da espécie.
A sustentabilidade deste planeta reside ao nível humano essencialmente na sustentabilidade alimentar e energética. É essa área estrita que a esta associação se dedica desenvolvendo estudos, pesquisas, projectos que permitam eliminar a escassez alimentar e energética a nível mundial e de uma forma sustentável, ecológica e eficiente.
Por outro lado dedica-se também ao desenvolvimento das ferramentas tecnológicas necessárias à efectivação da nossa missão. Essas ferramentas constituiem investigação, experimentação e construção das mais variadas forma de como a capacidade de ser pode ser potenciada.
É por isso que coordenam as nossas acções e cooperam connosco várias outras redes sociais em defesa do meio ambiente, cultura, direitos humanos, recursos sustentáveis, energias limpas, unidade do povo e educação.
Chamamos a esse sistema uma economia de recursos porque afinal, feitas as contas, se os recursos existem e podem existir em abundância ecológica, porque não os temos?
Para saber mais sobre economia baseada nos recursos, consulte a wiki do RBE-POD.