A Rede CONVERGIR pretende mapear iniciativas sustentáveis e inspiradoras para que em rede possamos cooperar, coordenar, e potenciar as nossas sinergias para contribuir para uma sociedade equilibrada e sustentável, e para uma vida humana em harmonia com o meio envolvente.
Quais os Princípios da Rede?
- Cooperação e Reciprocidade – o contributo de cada pessoa objetiva o bem comum e promove as relações baseadas na colaboração entre indivíduos e iniciativas. Para promover a sinergia entre as iniciativas e a própria Rede CONVERGIR consideramos uma prática importante a auto-gestão. Pedimos que as iniciativas insiram no respectivo website uma ligação para a Rede CONVERGIR e, se possível, o logotipo, mapa, e agenda de eventos.
- Transparência – desde o início a ideia foi partilhada, integrando o contributo de quem dela teve conhecimento e assim entendeu por bem fazer. Os processos e resultados são sempre de acesso público.
- Auto-regulação e organização – a informação de entrada é gerida por um grupo de voluntários que é rotativo consoante as dinâmicas de motivações e desmotivações pessoais. A Rede está desenhada para ter o mínimo de dependência deste grupo.
- Abrangência e proximidade geográfica – a Rede procura ter guardiões regionais que cubram a generalidade do território de Portugal e que estejam próximos das iniciativas.
- Holarquia – a Rede CONVERGIR não representa as iniciativas mapeadas, sendo que cada um se representa a si mesmo, podendo no entanto estar organizadas em grupos temáticos ou regionais.
Saiba mais em: https://redeconvergir.net/
Apresentação em powerpoint: clique aqui para fazer download