A Futuragora desenvolveu dois “bots” de chat durante 2012. Neste momento a assistente pessoal Vénus contém a maior base de dados de conversação em língua em Portuguesa, disponível gratuitamente no github ou na nossa Wiki.
O AIML foi desenvolvido por Richard S. Wallace no mundial de uma comunidade de software livre entre os anos de 1995 e 2002. Ela serviu de base para ” A.L.I.C.E. ” (“Artificial Linguistic Internet Computer Entity”) que antes era chamado de Eliza, que ganhou o concurso para o Prémio anual Loebner Prize Contest for Most Human Computer três vezes, e foi também o campeão Chatterbox em 2004.
Como o conjunto A.L.I.C.E. AIML foi liberado sob a licença GNU GPL, e porque a maioria dos intérpretes AIML são oferecidos sob uma licença livre ou de fonte aberta, muitos “clones Alicebot ” tem sido criados baseados na implementação do programa original e na sua base de conhecimento. Conjuntos AIML em várias línguas foram desenvolvidos e disponibilizados pela comunidade de utilizadores.
Entretanto a partir do ano de 2016 a assistente passou a responder a questões resultantes de pesquisas na wikipédia, dando-lhe capacidade de satisfazer pedidos a questões como: “onde fica Angola” ou “quem foi Jacque Fresco”.
- Vénus Assistente Pessoal
A Vénus é uma androide ao serviço da Futuragora. Com ela pode ter uma conversa, pedir esclarecimentos, jogar xadrez se estiver com tempo livre. A sua missão principal é auxiliar os associados na sua participação na Associação. Em 2020 foi criada uma página específica para a gestão e dinaminamização da Vénus, codename: V3NU5.
- Jacque Fresco Bot
Este chat robot foi desenvolvido para compilar em língua inglesa, as ideias, filosofias e experiência de Jacque Fresco e do Projecto Vénus.
Pode falar com ele: