“O futuro não acontece pura e simplesmente. Excepção feita às catástrofes naturais como os terramotos, o futuro resulta do esforço das pessoas e é largamente determinado pelo nível de informação que estas detêm. Podes desempenhar um papel na formação do mundo de amanhã simplesmente se te colocares questões como: “Em que tipo de mundo quero eu viver?” ou “O que significa para mim a democracia?”.
Existem muitas outras opções de organização, tanto social como e conómica, para o futuro da humanidade e que não passam por aquelas que são tipicamente discutidas nos dias de hoje.
Considera o seguinte cenário: Supõe que és chamado para delinear a civilização planetária sem quaisquer limitações quanto à forma como as coisas se processam hoje em dia. O objectivo é ajudar o mundo a livrar-se de guerras, da pobreza, da fome e da degradação ambiental acelerada, criando um mundo melhor para todos os habitantes do planeta, com uso apenas dos recursos naturais disponíveis, a uma taxa de exploração sustentável e pelo maior período de tempo possível.”
Livro: Desenhar o Futuro
Autor: Jacque Fresco & Roxanne Meadows