A FUTURAGORA lançou a Assistente Pessoal, Vénus, que pode ver a partir desta data do seu lado direito no site da Associação. Ela está em desenvolvimento para dialogar, esclarecer, aprender consigo. Está ao dispor vinte e quatro horas, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, para trabalhar ao serviço da Associação.
O Projecto pode ser consultado: Aqui
É verdade que a inteligência artificial está em desenvolvimento veloz. Actualmente até os próprios computadores conseguem simular hipóteses e variáveis de conversação como no FreeHAL@Home. Uma das formas de replicação da inteligência artificial é o AIML.
AIML (Artificial Intelligence Markup Language), é uma linguagem baseada em XML desenvolvida para criar diálogos semelhante a linguagem natural por meio de softwares, simulando assim inteligência humana.
Este software é usado para simular a conversação humana e conta com 100.000 linhas de entradas na base de dados na sua versão mais avançada que é o alicebot, em inglês. A versão portuguesa mais avançada, contém 4000 entradas. Em tradução constante, e em aumento com novos dados, a assistente pessoa Vénus conta, nesta data do seu lançamento, já, com cerca de 5000 entradas.
A Vénus tem um irmão que se chama Jbot. Este projecto é a versão Jacque Fresco do Projecto Vénus, preparado para em lingua inglesa compilar as respostas, filosofia e propostas advogadas por este.
Ambos estão registados sob a licença de open-source GPL e por isso disponíveis através do github para colaboração: Aqui