A missão da FUTURAGORA, é inspirada no The Venus Project, modelo social desenhado por Jacque Fresco, designer social e funciona como uma extensão nacional desse projecto.
Esta associação tem como finalidade a promoção da economia baseada nos recursos, a investigação científica, tecnológica e social e a defesa do ambiente, sendo especificamente nessas áreas que actua. Mais do que investigar a FUTURAGORA tem executado inúmeros projectos na área das energias renováveis e agricultura, dois pontos chaves rumo a uma sociedade sustentável, equilibrada e altamente produtiva.
Os projectos estruturados e a desenvolver pela FUTURAGORA englobam bolsas de estudo, projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico, tal como, eventualmente, algumas acções no âmbito da divulgação das nossas filosofias de sustentabilidade, distribuição igualitária e de organização social.
O objectivo principal a longo prazo é unir esforços e recursos na construção de uma cidade experimental, onde possa vigorar um novo pacto social que apelidamos de “Natural” ou de Sistema Social de Economia Baseada nos Recursos.
A Futuragora usará a criação e montagem de projectos técnicos e
práticos afim de fomentar a sustentabilidade e a abundância produtiva.
Utilizando um conceito de partilha e cooperação pretende-se reunir em
volta de um fim comum, pessoas, associações e outras instituições.
Para tal a Futuragora aplica os seus fundos e recursos sejam humanos
ou materiais, na produção de soluções técnico-práticas. Assim, aliando
uma forte componente de investigação à produção e manutenção de
projectos sustentáveis, comunitários e ambientais em regime de
cooperação e liberdade, a Futuragora representa a rampa de lançamento
para um novo futuro.