A página da Wikipedia sobre Software Radio (SDR) oferece uma excelente visão geral. Em resumo, um rádio de software é um sistema de rádio que executa o processamento de sinal necessário em software em vez de usar circuitos integrados dedicados em hardware. A vantagem é que, como o software pode ser facilmente substituído no sistema de rádio, o mesmo hardware pode ser usado para criar vários tipos de rádios para diversos padrões de comunicação; assim, um rádio de software pode ser usado para uma variedade de aplicações!
Após seis anos desde o último lançamento significativo formado, saiu a nova versão do GNU Radio 3.8.0. Para aqueles que não estão familiarizados com GNU Radio, você deve saber que este software é um conjunto de programas e bibliotecas que permitem criar sistemas de rádio arbitrários, Esquemas de modulação e a forma de sinais recebidos e enviados em que são configurados de forma programática e os dispositivos de hardware mais simples são usados para capturar e gerar sinais.
Em combinação com transceptores programáveis universais que não estão vinculados à banda de frequência e ao tipo de modulação de sinal, a plataforma pode ser usado para criar dispositivos como estações base para redes GSM, dispositivos para leitura remota de etiquetas RFID (IDs e passes eletrônicos, cartões inteligentes), receptores GPS, WiFi, receptores e transmissores de rádio FM, decodificadores de TV, radares passivos, analisadores de espectro, etc.
Além do USRP, o pacote pode usar outros componentes de hardware para sinais de entrada e saída, por exemplo, drivers disponíveis para placas de som, sintonizadores de TV, dispositivos BladeRF, Myriad-RF, HackRF, UmTRX, Softrock, Comedi, FUNcube, FMCOMMS, USRP e S -Mini.
A composição também inclui uma coleção de filtros, codecs de canal, módulos de sincronização, demoduladores, equalizadores, codecs de voz, decodificadores e outros elementos necessários para criar sistemas de rádio.
Fonte: GnuRadio