Em 2012 a Futuragora começou a desenvolver um chatbot escrito em AIML que nasceu com o nome Venus. Inicialmente foi traduzido do inglês para português tendo como base o bot Alice (versão 1.7). Foram então traduzidas cerca de 60.000 categorias, mas que ainda estão a ser revistas.
Este projecto contém a maior base de dados de conversão escrita em portugês de Portugal. E pode ser consultada e replicada através do nosso github.
Neste momento procuramos beta tester para conversar com a Venus afim de melhorarmos a sua capacidade de resposta. Pode participar apenas teclando um pouco com a Venus. Quando estiver a conversar e o bot não tiver resposta, ou a resposta for demasiado disparatada deverá escrever: APRENDER frase de resposta. Semanalmente as categorias são confirmadas e as novas respostas estarão disponíveis na Venus.
Este projecto tem duas vertentes que não estão contempladas neste apelo a beta testers. Uma delas é a Venus Falante que sintetiza as respostas em audio que é emitido aquando da resposta. A outra é a interação da venus com a internet das coisas que permite que a Venus possa ter respostas dinâmicas como a meteo e outros dados actualizados ao minuto. Por exemplo se escrever NOTICIAS o bot irá dizer as ultimas noticias no Jornal Público regulamente atualizadas.
Ainda outra vertente é a capacidade da Venus coletar informação da wikipedia ou do google, tornando assim o seu conhecimento quase ilimitado. No entanto nesta fase necessitamos que a “conversa” seja melhorada para que possamos ter sempre a Venus como uma companheiras que nos auxilia.
Daí este apelo ao uso da Venus como ensinar novas conversas e respostas de conversação.
Basta abrir a Venus e conversar com ela: Venus
Página na futuragora.pt. Consulte o manual de utilização em: Venus AIML. Github.
Fale connosco em: